Comunicações

Técnicas de comunicação para rádio: saiba as melhores   
O rádio é um meio de comunicação com muita credibilidade no Brasil. Notícias apuradas, apresentadores carismáticos e programação de qualidade são alguns dos fatores que cativam os ouvintes. No entanto, o ponto-chave para que tudo isso aconteça é usar técnicas de comunicação para que todas as informações sejam prontamente entendidas pelo público. Você é locutor de uma web rádio e quer saber como falar melhor com sua audiência? Confira algumas das melhores técnicas de comunicação!

Qual a importância de uma boa comunicação para um radialista?

O rádio é um dos principais veículos de comunicação da história. Sua função é importante até hoje, pois a maior parte da audiência o percebe como um veículo de credibilidade. Por ser um meio em que a informação é passada rapidamente, sua prioridade sempre foi uma comunicação clara e de fácil entendimento para o ouvinte. Além disso, sua função social é de extrema importância. Além de veículo para denúncias, o rádio também tem função comunitária. Por ser um meio barato e acesso muito simples, o rádio é um companheiro das casas brasileiras. Por isso, muitos radialistas são vistos como amigos pelo seu público. O radialista é o intermediário entre informação e público. Dependendo de sua popularidade, ele torna-se a figura que personifica a rádio. Portanto, sua comunicação com o público é fundamental.

Quais as melhores técnicas de comunicação para radialistas?

Veja nossas dicas para a melhoria gradativa do trabalho de comunicador de web rádio:

Dicção perfeita

Como dissemos, rádio é um veículo que exige o rápido entendimento da informação pela audiência. Portanto, clareza na dicção é fundamental para que isso aconteça. Veja nossas dicas para uma fala sempre limpa:
  • faça um aquecimento: aquecer a voz é de praxe, e nada melhor do que exercícios. Vibre a língua usando o “R”, leia trava-línguas e repita as vogais aumentando gradativamente a voz;
  • preste atenção na respiração: respirar corretamente parece fácil, mas não é bem assim. Grande parte das pessoas não sabe que o correto é usar o diafragma, e não os pulmões, para inspirar e expirar. Portanto, faça exercícios de expansão e contração do abdome;
  • leia o menos possível: uma locução boa é natural, portanto leia o menos que puder. Você pode ler uma notícia e comentá-la, mas a maior parte da sua fala deve ser livre;
  • escreva por extenso: quando tiver que ler uma notícia, deixe tudo escrito por extenso, incluindo números e porcentagens. Isso vai ajudar muito em trechos que precisam ser ditos rapidamente;
  • tenha uma identidade: embora não seja uma dica sobre dicção, é sempre bom lembrar que um locutor precisa ter uma marca. Fale com naturalidade, mas coloque um estilo único na sua apresentação.                                                                                               

Qualificação constante

  • Estudar é essencial em qualquer profissão, certo? Com o profissional de rádio, isso não seria diferente. Oratória, elaboração de roteiro e locução para rádio são alguns cursos livres que vão trazer muita bagagem ao seu trabalho. Se preferir um aprofundamento maior, o bacharelado em Jornalismo ou Rádio e TV vai acrescentar ainda mais. Nesses cursos, além de entender como funcionam a fala e a escrita para esse meio de comunicação, você vai aprender as ferramentas necessárias para pesquisa e apuração de notícias.

Atenção às entrevistas

  • Um simples convidado pode ser a fonte de uma ótima entrevista. Para isso, você precisa estar preparado:

Conheça o entrevistado

  • É muito desagradável para o convidado perceber que o entrevistador não faz ideia de quem ele seja. Além disso, esse desconhecimento fica muito claro para o ouvinte. Um apresentador preparado estuda sobre o entrevistado, sua carreira e sobre o que ele tem feito de importante ou interessante nos últimos anos. Conhecer o entrevistado também é fator-chave para entrevistas com figuras polêmicas ― um político, por exemplo. Além de você fazer perguntas que realmente interessam aos ouvintes, a chance de deixar pontas soltas durante a conversa é muito menor.

Faça uma leitura das perguntas

  • Por mais que você tenha preparado as questões, não se apegue apenas à memória. Diversos fatores, desde o nervosismo até uma leve distração, podem comprometer toda a entrevista. Releia as perguntas para ter uma orientação e mais segurança durante a conversa. No entanto, não fique olhando para a ficha o tempo inteiro.

Preste atenção no que o convidado diz

  • Quando o entrevistado está envolvido numa questão polêmica, a chance de que ele tente “enrolar” numa resposta é grande. Portanto, tenha atenção total no que ele diz. Não fique satisfeito com uma fala que não seja condizente com o que foi perguntado. O ouvinte atento percebe que o convidado está tentando fugir da questão, e deixar esse tipo de fala passar pode descredibilizar o entrevistador. Além disso, não se prenda apenas às perguntas feitas na pauta. Aproveite pontos interessantes da conversa para questionar. Caso o convidado diga algo completamente diferente daquilo que você encontrou previamente na pesquisa, questione. A entrevista vai ficar muito mais interessante.

Domínio da programação da rádio

  • Sendo apresentador ou dono da web rádio, é importante conhecer toda a programação. Entendendo o tipo de conteúdo e a abordagem de cada programa, você demonstra intimidade com a emissora e respeito por todos os profissionais envolvidos. Além disso, caso algum ouvinte faça uma pergunta sobre determinado programa, você saberá responder com tranquilidade.

Linguagem adequada ao público

  • Comunicação não é saber apenas o que, mas como falar. Cada público pede uma abordagem diferente. Você não fala com adolescentes da mesma forma que conversa com adultos. Isso funciona também com seu público: ele é feminino, masculino ou neutro? De qual faixa etária? Onde reside? Qual a classe social? Faça um bom estudo da sua persona. Na hora de adequar sua linguagem, leve também em consideração a linha editorial e o assunto central da emissora. Uma web rádio jornalística tem um tom mais formal que outra voltada especificamente para determinado gênero musical.

Conteúdo apurado

  • Preocupar-se com o conteúdo da sua programação é demonstrar atenção ao seu público. Seja de qual segmento for, a informação deve ser apurada. Passar dados sem fontes confiáveis e contar boatos acaba com a credibilidade de qualquer veículo de comunicação. Sempre que quiser abordar uma notícia, faça uma pesquisa, apure fatos discordantes entre si (para descobrir qual o verdadeiro) e converse com fontes confiáveis. Ninguém está imune a uma barrigada jornalística, mas é sempre possível evitá-la. O rádio é um veículo de confiança e tradição nas casas brasileiras, e não é só porque a sua emissora é online que deve ser tratada de forma diferente. Para um diálogo efetivo com seu público, é essencial usar técnicas de comunicação já testadas e aprovadas por profissionais do ramo. Portanto, é só colocá-las em prática para levar o melhor conteúdo ao seu ouvinte. Agora que você já sabe o que é necessário para ter uma comunicação efetiva com seu público, descubra quanto é preciso investir para ter uma rádio!                                                                                                     7 dicas para você cuidar melhor da sua voz. 


    A última coisa que um locutor publicitário quer, ou qualquer outro profissional que utilize a voz como sua principal ferramenta de trabalho, é ficar afônico ou ter outro tipo de problema com a voz. As pregas vocais (conhecidas popularmente como cordas vocais) e os outros músculos da laringe são compostos por fibras musculares esqueléticas, por isso, como qualquer tipo de movimento físico, esses músculos precisam ser aquecidos para desempenhar um bom trabalho. E não é só isso, as pregas vocais precisam de muita atenção da nossa parte. Prevenir um problema na voz é muito mais fácil do que remediar. Então, o que você pode fazer para manter sua voz saudável e pronta para trabalhar plenamente? Veja 7 dicas:
    1. HIDRATAÇÃO - Beber muita água é uma obrigação. Tenha em mente que a água que você bebe agirá hidratando sua boca e garganta, mas nunca as pregas vocais.(imagens ao lado). Sabia disso? Isso ocorre porque elas estão acima da traqueia e a água desce pelo esôfago, mas a hidratação ajuda a lubrificar todo o organismo e é claro que as pregas vocais também são beneficiadas, pois nelas existe um muco fino que colabora para que seus movimentos sejam plenos, ou seja, um organismo desidratado torna esse muco espesso, e isso, por sua vez, faz com que as pregas vocais trabalhem mais para executar os devidos movimentos e vibrarem. Além disso, nessas condições, teremos ruídos indesejáveis na voz.

    2. INALAÇÃO DE VAPOR
    Certamente você já viu ou até já usou um inalador a vapor. Esse aparelho é ideal para quem mora em regiões muito secas. Você pode utilizar soro fisiológico para fazer a inalação. Os fonos e otorrinos recomendam que não utilize nenhum tipo de mentol ou substâncias afins. Como fazer? Inale através do nariz e expire pela boca. A frequência ideal é de 2 vezes ao dia, durante 5 minutos.
    Caso não queira investir em um aparelho desses, o vapor do chuveiro quente também é uma boa dica.

    3. EVITE O RESSECAMENTO DA VOZ
    A desidratação não é a única culpada pelo ressecamento da voz. O ar-condicionado, o álcool, bebidas ácidas, café, balas mentoladas e medicamentos, tais como anti-histamínicos e descongestionantes nasais também são um grande empecilho de uma voz saudável. Evite esses fatores que podem deixar a sua voz ressecada e difícil de trabalhar. Caso isso aconteça com frequência, procure seu médico e reveja os seus hábitos diários.

    4. TEMPERATURA DE LÍQUIDOS
    Sempre, em nossas dicas sobre saúde da voz, vamos bater nesta tecla. Sabia que aquela pausa para o cafezinho pode ser extremamente prejudicial se você está em um dia de muito trabalho? Além do efeito ressecado que o café traz, ainda existe a questão da temperatura do líquido.
    Um locutor que se preza deve evitar líquidos quentes ou gelados. O ideal é consumir água, chá, suco, etc., em temperatura ambiente.

    5. POUPE SUA VOZ

    Aqueles minutos a mais falando ao celular podem ser muito estressantes para a sua voz. Se tiver a opção, prefira enviar e-mail ou mensagens instantâneas. Em jogos de futebol, eventos em família você costuma falar muito alto? Na sua região o tempo está frio e você se preocupa em agasalhar todo o corpo, mas esquece de cobrir o pescoço?Tenha cuidado ao usar a sua ferramenta de trabalho, atitudes simples podem fazer muita diferença e economia no seu "banco de voz".

    6. DIETA E REFLUXO

    Alguns tipos de alimentos afetam diretamente a voz. Evite alimentos que contenham derivados do leite, pois aumentam a espessura do muco, que como já mostramos acima, prejudica o trabalho vocal, da mesma forma alimentos muito condimentados e gordurosos. O ideal é marcar consulta periódica com o fono e o otorrino e também com o nutricionista, juntos, eles podem colaborar para que sua voz fique sempre impecável. A dieta está ligada ao refluxo. Sintomas que incluem sensação de nódulo ou dor na garganta ao engolir, laringite, rouquidão, azia ou gosto azedo na boca é recomendável que consulte o médico o mais rápido possível.

    7. SONO
    Um sono reparador, que repõe nossas energias e nos deixa descansados contribui diretamente com o estado vocal. Quando acordamos é normal a voz ficar mais grave, isso ocorre em decorrência da retenção de líquido nas mucosas que envolvem as pregas vocais. Após falar 30/40 minutos a voz volta ao padrão habitual, isso, é claro, acontece mais facilmente se tivemos uma boa noite de sono, pois, ao contrário, uma noite mal dormida pode deixar a voz grave ou até rouca o dia inteiro. Nesse caso o ideal é pedir a um especialista para ajuda-lo a cuidar da sua principal ferramenta de trabalho.   
    Veja 3 dicas para se destacar mais na locução publicitária
     Buscando umas saídas para este momento financeiramente crítico no qual estamos inseridos, resolvi pesquisar algumas dicas que possam servir para vocês e, principalmente, para mim. Quer saber o que precisamos fazer para que as pessoas percebam que somos grandes talentos na locução publicitária? Se você sabe que é muito bom, mas não sabe como se promover, a dica principal é nos arriscarmos um pouco mais. Vejamos 3 dicas que encontrei para nos ajudar a enxergar melhor nosso talento e, consequentemente, fazer com que as pessoas valorizem mais nosso trabalho: 1 - Prepare-se para ser descoberto Como está o seu perfil nas redes sociais e sites de locutores? Eu sei, é muito batido, mas, honestamente, o que você disponibiliza em seus perfis online importa muito. Os motores de busca são melhores em interpretar texto do que imagens ou áudio, por isso certifique-se de preencher todos os campos com informações relevantes. Quanto mais completo o seu perfil (e quanto mais aspectos do seu negócio tiver), maior será a sua capacidade de ser encontrado. Além disso, quanto mais demonstrativos de voz você enviar para as plataformas de banco de voz, melhor você será avaliado, conforme a sua versatilidade. 2 - Destaque características incomuns Você fala uma língua ou dialeto que não é muito comum entre outros profissionais? Talvez seja esse detalhe que um cliente esteja procurando: uma característica vocal única que o distingue. Quaisquer que sejam suas habilidades certifique-se de incluí-las. 3 - Construa a sua autoconfiança Então você fala mandarim, sabe fazer dublagens, sotaques diferentes e ninguém sabe disso? Está esperando o que para colocar todas essas suas habilidades em um demonstrativo e compartilhar com o mundo? É preciso ter confiança para dar passos mais largos e alcançar voos mais altos. Outra dica: que tal pedir aquele cliente para deixar um depoimento em seu blog/ site/ redes sociais? Certamente se você o atendeu bem, ele não vai opor-se a um pedido desses. Muitos terão uma satisfação enorme de saber que a opinião dele é tão importante para você. Experimente. Não custa nada! E quanto a você? O que você acha que é preciso fazer para ser notado como um grande locutor publicitário? Uma maneira de ser notado agora é você comentar aqui dizendo quais são as suas habilidades. Aproveite! Até mais!

Comentários